Selo da Qualidade ABCP / Cimento

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

O Selo da Qualidade ABCP para Cimento foi criado para avaliar a conformidade dos cimentos com as normas técnicas brasileiras. Toda empresa associada ou não da ABCP que fabricar cimento Portland em conformidade com as especificações brasileiras pertinentes pode solicitar o selo. Atualmente (agosto de 2018), 65 fábricas de cimento e 168 produtos possuem o selo, uma garantia real de que a qualidade do produto está sendo atendida e mantida pelo fabricante.

Critérios para concessão

Uma vez que o cliente solicita a concessão do selo para determinado produto, a ABCP inspeciona o laboratório do fabricante, a fim de verificar se há o autocontrole integrado da fábrica. Esse autocontrole reporta-se a ensaios diários de cada cimento por meio de procedimentos normalizados (normas ABNT).

A validação do autocontrole é efetuada por meio da coleta periódica (trimestral) de amostras de cimento, para a qual é reservada uma porção para a fábrica e outra para a ABCP. Os ensaios são realizados na ABCP e os resultados, confrontados com os dessa fábrica. Se todos os requisitos de reprodutibilidade entre os dois laboratórios estabelecidos pelas normas da ABNT forem atendidos, passa-se para a avaliação estatística do autocontrole e uma vez evidenciada a conformidade, a fábrica recebe o selo para o produto solicitado.

Selo da Qualidade é o símbolo que atesta a conformidade de um produto com a norma brasileira e que sua fabricação está sob controle contínuo do fabricante.

A ABCP participa do PSQ/PBQP-H como Entidade Setorial Nacional Mantenedora e como Entidade Gestora Técnica do Programa de Cimento Portland.

Acesse aqui o Relatório Setorial do PSQ de Cimento Portland (Fev/2018).

 

Mais informações
Selo da Qualidade ABCP para Cimento
Av. Torres de Oliveira, 76 – Jaguaré – 05347-902 – São Paulo-SP
(11) 3760-5423 – Eng. Fernando Dalbon
selo.cimento @abcp.org.brfernando.dalbon@abcp.org.br