Oportunidade para fabricantes de blocos e pisos

15/07/2011
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

A importância de capacitação nas fábricas de blocos e pisos de cimento está sendo reforçada pelos projetos em andamento no estado de Minas Gerais. No 7º Encontro de Fabricantes do PDE/MG, realizado em Belo Horizonte, representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Sudecap apresentaram os projetos de mobilidade urbana da cidade. De acordo com a diretora de projetos da Sudecap, Maria Luisa Moncorvo, está prevista a construção de 2030 unidades habitacionais e seis Unidades Municipais de Ensino Infantil em alvenaria estrutural com blocos de concreto.

Outro importante projeto é a reforma da Praça da Savassi, tradicional espaço da capital mineira. A obra já iniciada prevê a troca de pisos, a implantação de mobiliário urbano e um projeto paisagístico. O pavimento intertravado e as placas pré-fabricadas de concreto estarão presentes em grande parte da obra, no cruzamento das avenidas que cortam a praça e nos quarteirões fechados.

Corredores: Dentre os projetos de mobilidade urbana previstos para Belo Horizonte, está a construção de corredores de ônibus e estações de BRTs. No rotor central, a ser implantado no centro da cidade, os corredores receberão pavimento de concreto nas pistas centrais e da esquerda e intertravado na pista da direita.

Para o gerente da regional Minas da ABCP, Lincoln Raydan, o momento vivido pela construção civil brasileira e a eminência de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, oferecem boas oportunidades para o mercado de blocos e pisos de concreto. “O desafio dos fabricantes é produzir em grande quantidade e com qualidade para atender à demanda das construtoras”, explica Lincoln.

As ações previstas para o PDE/MG em 2011 tem como foco a qualidade nas fábricas. Já foram realizadas reuniões e oficinas sobre gestão e controle da qualidade para os participantes de Minas. O módulo atual prevê, também, visitas técnicas e curso de produção de blocos.