Brasil x França. Troca de experiências

11/03/2016
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

 

ABCP promove palestra de reciclagem de pavimentos

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Escola Politécnica da USP, o Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais (LMEF – USP), em parceria com o Instituto Francês de Ciência e Tecnologia para Transportes (IFSTTAR), promoveram no dia 9 de março de 2016, na sede da ABCP, em São Paulo, a palestra “Reciclagem de Pavimentos: O Estado da Arte na França”, ministrada pelo pesquisador francês Thierry Sedran, engenheiro civil do IFSTTAR.

Reciclagem de pavimentos e gestão de resíduos. Estes foram os focos da apresentação do especialista ao apresentar concretos produzidos com pavimento deteriorado para produção de novos pavimentos. Thierry mostrou as experiências e pesquisas francesas na utilização de reciclagem de concretos produzidos com agregados reciclados, em que é possível obter características semelhantes ao produto original, para produção de novos concretos com grande contribuição para o meio ambiente. “Podemos deixar de extrair recursos naturais e assim reduzir o impacto ambiental”, explica o pesquisador .

“Resultados demonstram que em algumas situações, as características dos concretos que utilizam agregados reciclados podem até superar os resultados obtidos pelos concretos convencionais”, disse Thierry Sedran sobre o desempenho dos agregados de pavimentos reciclados.

O evento reuniu cerca de 70 profissionais, a maioria ligada ao setor de infraestrutura e ao rodoviarismo brasileiro.