Patricia Ellen da Silva, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Paulo Camillo Penna, presidente da ABCP e SNIC, e arquiteto Benedito Abbud

Benedito Abbud recebe homenagem “Arquitetos brasileiros do concreto”

16/08/2019
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

O arquiteto e paisagista Benedito Abbud recebeu, na última quarta-feira (14/08), durante a solenidade de abertura da 12ª Concrete Show South America, em São Paulo, a homenagem “Arquitetos brasileiros do concreto”, que reconhece os profissionais que desempenham trabalhos notáveis com o emprego sustentável dos sistemas construtivos à base de cimento.

O reconhecimento, que já enalteceu o trabalho de arquitetos como Ruy Ohtake e Yuri Vital, foi entregue pela secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, e pelo presidente da ABCP e SNIC, Paulo Camillo Penna (foto). “Estou muito honrado com a homenagem. Essa iniciativa, assim como o prêmio dos estudantes “Soluções para Cidades: Ruas do Futuro”, representa um grande estímulo aos novos e velhos arquitetos para que realizem projetos criativos à base de concreto, um material que se reinventa constantemente, buscando atender às necessidades do nosso dia a dia”, disse Benedito Abbud.

Segundo o arquiteto, a parceria com a ABCP é antiga e já rendeu grandes projetos, como a criação do piso de concreto permeável. “O concreto tem a capacidade de se moldar aos novos tempos. Nestes 50 anos de carreira na arquitetura paisagística, pude participar e acompanhar de perto soluções espetaculares com a aplicação de concreto, que ajudaram cidades a se tornarem elementos importantes na vida das pessoas, aliando modernidade e sustentabilidade, completa o homenageado.

Carreira

Benedito Abbud é formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde também cursou pós-graduação e mestrado. Em 1977, ingressou na área acadêmica como professor da Faculdade de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas,  ministrando aulas até 1981. Também foi professor de paisagismo na FAU-USP entre 1980 e 1985. Abbud ocupou o cargo de presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap) durante os biênios de 1987-1988 e 1999-2000 e é autor do livro “Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística”, publicado em 2006 pela Editora Senac São Paulo.