ABCP investe na qualificação de profissionais da construção

29/08/2012
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Desde a década de 50, a entidade já promoveu mais de 4 mil  cursos para engenheiros, arquitetos e estudantes. Acompanhe a tabela de cursos de 2012

A escassez de mão de obra qualificada afeta praticamente todos os setores da economia. Mas a indústria da construção civil, por conta da crescente demanda de obras de infraestrutura e para os megaeventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, enfrenta dificuldades ainda maiores. Para se ter uma ideia, segundo projeções da Fundação Getúlio Vargas para o Construbusiness, o setor deverá crescer a taxas de 6% ano e criar, de 2009 a 2022, cerca de 3,3 milhões de novos postos de trabalho, o que aumenta o desafio de atrair, qualificar e reter trabalhadores em todos os níveis.

Desde a década de 50, a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP tem, como uma de suas missões, transferir tecnologias e capacitar profissionais por meio de cursos complementares à formação nas faculdades de engenharia para ajudar o País a consolidar sua vocação de desenvolvimento alicerçado em processos construtivos à base de cimento.

“Para a ABCP ficou claro desde o início que o Brasil seria construído em concreto. E, portanto, era necessário que quem aplicasse o material conhecesse suas características e propriedades, dominasse os processos construtivos à base de cimento e se inteirasse sobre as soluções inovadoras praticadas em outros lugares”, explica Hugo Rodrigues, gerente de comunicação da ABCP.

Com a expertise de seu corpo técnico e seus laboratórios, a entidade tornou-se referência em cursos de tecnologia básica de concreto para milhares de engenheiros que se formavam nas universidades. Nos últimos 50 anos, a ABCP realizou mais de 4 mil cursos regulares, envolvendo aproximadamente 40 mil profissionais. “Os cursos oferecem a estudantes e profissionais a oportunidade de se atualizarem com as melhores técnicas empregadas em áreas como alvenaria estrutural, blocos de concreto, pré-fabricados, além de pavimentos de concreto, intertravados e permeáveis”, diz Hugo Rodrigues.

Todo o material didático é fornecido pela ABCP e, ao final dos cursos, os alunos recebem certificados de conclusão, dando impulso ao crescimento profissional e colaborando para a inserção no mercado de trabalho. Inscrições realizadas com antecedência e estudantes têm desconto. As inscrições são feitas pelo site www.abcp.org.br. Os cursos acontecem na sede da ABCP, na Avenida Torres de Oliveira, 76, na cidade de São Paulo.

Agenda de cursos

Setembro

Diretrizes Básicas Sobre Implantação de Pequenas e Médias Indústrias de Artefatos de Cimento com Ênfase nos Blocos de Concreto para Alvenaria e Pavimentação

17/9

Das 8 às 17 horas

Curso sobre Produção Otimizada e com Qualidade de Blocos de Concreto

18 e 19/9

Das 8 às 17 horas

Curso de Tecnologia de Pavimento de Concreto

25 e 26/9

Das 8 às 17 horas

Outubro

Curso sobre Projeto e Construção de Pavimentos Permeáveis

2/10

Das 8 às 17 horas

3/10

Das 8 às 12 horas

Curso de Alvenaria de Vedação com Blocos de Concreto

9/10

Das 8 às 17 horas

Novembro

Curso Básico de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

6 e 7/11

Das 8 às 17 horas

Diretrizes básicas sobre implantação de pequenas e médias indústrias de artefatos de cimento com ênfase nos blocos de concreto para alvenaria e pavimentação

12/11

Das 8 às 17 horas

Curso sobre Produção Otimizada e com Qualidade de Blocos de Concreto

13 e 14/11

Das 8 às 17 horas

Curso Intensivo de Tecnologia Básica do Concreto

27, 28 e 29/11

Das 16 às 22 horas

 

Informações para a imprensa

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br