ABCP celebra 80 anos no Concrete Show 2016

19/08/2016
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Comemorações terão escultura de Ruy Ohtake, livro histórico e uma programação especial de cursos e seminários. De 24 a 25 de agosto, em São Paulo

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) completa 80 anos no dia 5 de dezembro deste ano. No entanto, as comemorações terão início durante a 10a edição do Concrete Show South America, que acontece de 24 a 26 de agosto, no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), na capital paulista. Entre as ações preparadas pela ABCP, haverá uma homenagem do arquiteto Ruy Ohtake, o lançamento de um livro histórico e o que a ABCP sabe fazer de melhor: promover e transmitir conhecimento técnico sobre o cimento, produtos e sistemas construtivos à base de concreto.

Arquiteto do concreto
O arquiteto Ruy Ohtake desenvolveu e assina o design de 500 esculturas denominadas “CONCRETO Arte em Movimento”, produzidas em concreto de altíssimo desempenho especialmente para comemorar os 80 anos da Associação e também marcar os 10 anos da Concrete Show. As peças foram moldadas por moradores de rua ligados ao “Projeto Crescimento” da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e assinadas uma a uma por Ruy Ohtake. O arquiteto terá ainda um espaço onde estarão em exposição várias de suas obras que consagram toda a flexibilidade e forma do concreto.

Linha do tempo
A história da ABCP será contada no livro ABCP 80 anos – A Uma trajetória de sucesso”.  A publicação mostra a evolução do trabalho e toda a contribuição que a ABCP deu à qualidade do cimento brasileiro, à indústria cimenteira e, sobretudo, ao desenvolvimento da construção civil do Brasil, um país hegemonicamente construído em concreto.

A narrativa traça paralelos históricos de momentos brasileiros com projetos e ações lideradas pela ABCP para contribuir com o País, como por exemplo a contribuição técnica em diversas obras emblemáticas espalhadas por todo o território brasileiro, a disseminação de pavimentos de concreto pela luta de estradas com qualidade, a criação de protótipos sustentáveis de habitações para ajudar a combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias; a promoção de sistemas construtivos competitivos para as altas e baixas do mercado imobiliário, orientação para pequenos empreendedores interessados em trabalhar no mercado de artefatos de concreto e a constante preocupação da ABCP com capacitação, que está presente em toda história da entidade por meio de publicações, cursos, seminários, consultoria técnica, atendimento à população, entre muitas outras ações. O livro foi produzido pela BB Editora e que será lançado no estande da Associação durante a feira.

Concrete Congress
Desde a primeira edição do Concrete Show, a ABCP promove ações direcionadas a profissionais em busca de capacitação. E na edição de 2016, promoverá quatro seminários e dois cursos, entre eles um seminário direcionado para fabricantes de blocos de concreto sobre os desafios e novos horizontes para o mercado de artefatos de concreto no Brasil, que acontece no primeiro dia do evento, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE).

Para os profissionais ligados à área de edificações, a ABCP, juntamente com a Comunidade da Construção, promove – também no primeiro dia do evento – um curso sobre revestimento de argamassa e a segunda edição do Seminário Planejamento, Logística e Produtividade em Canteiros de Obra. A ABCP preparou ainda um curso sobre planejamento de estruturas de concreto, que acontece no dia 25.

Para quem busca aperfeiçoamento e melhoria do desempenho do concreto, a ABCP promoverá no dia 26 um seminário que vai abordar os desafios de projeto, da produção e aplicação do produto.

Pavimento de concreto
Para a utilização do concreto em infraestrutura e fechando a programação, a ABCP promoverá mais uma vez um seminário gratuito sobre pavimento de concreto preparado especialmente para estudantes de Engenharia Civil.

CONCRESPAÇO
Tradicional ponto de encontro da Concrete Show, o estande da ABCP terá 275 metros quadrados. O espaço terá ilustrações com a história da entidade e será palco do início das comemorações dos 80 anos da ABCP.

Regionalmente a ABCP está organizando diversas comitivas para visitar a feira. Já está confirmada a vinda de profissionais das regiões de Brasília, Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Recife (PE), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), além de comitivas internacionais, como uma vinda da Bolívia.

Sobre a ABCP
Oferecedora da Concrete Show desde a primeira edição, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que há 80 anos promove estudos sobre o cimento, concreto e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro tecnológico de referência em pesquisas, a ABCP mantém uma equipe de profissionais graduados que atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e que estão à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira.

PROGRAMAÇÃO DA ABCP N0 CONCRETE SHOW 2016

DIA 24

11h Cerimônia de abertura com autoridades e homenagem ao arquiteto Ruy Ohtake
13h Abertura oficial da Concrete Show
13h – 17h30 Seminário Novas Fronteiras do Segmento de Artefatos de Concreto no Brasil – PDE (programa de Desenvolvimento Empresarial) – Sala 2
13h – 17h30 Seminário Planejamento, Logística e Produtividade em Canteiros de Obra – Comunidade da Construção – Sala 1
14h – 18h Curso Análise Técnica e Econômica do Sistema de Revestimento de Argamassa – Comunidade da Construção e ABAI – Sala 5

 

DIA 25

8h30 – 12h30 Curso de Planejamento de Estruturas de Concreto – Comunidade da Construção – Sala 2

 

DIA 26

8h – 12h30 Seminário Desafio de Projeto e Aplicação do Concreto – Comunidade da Construção – Sala 2
14h – 17H30 GRATUITO PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIA CIVIL

Seminário Estradas de Concreto: Uma escolha Inteligente e Sustentável – Vias Concretas – Sala 1

 

Concrete Show South America 2016 – ABCP – 80 Anos

Data: de 24 a 26 de agosto

Horário:

Dia 24 – das 13 às 20 horas

Dias 25 e 26 de agosto – das 10 às 20 horas

Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP)

 

Informações para a imprensa

Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

Marta Oliveira – marta.oliveira@abcp.org.br

Tel.: (11) 3760.5314 / WhatsApp e Cel.: (11) 99966.3396