ABCP apoia Prefeitura de Sorocaba na execução do projeto Seu Bairro em Suas Mãos

17/08/2018
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

O prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, e seus secretários visitaram na quarta-feira (15/08/2018) a Vila Eros, na região do aeroporto (Zona Norte), primeiro bairro do município a colocar em prática o projeto “Seu Bairro em Suas Mãos”. No local, mais de 20 moradores trabalharam de forma voluntária na pavimentação da rua Manoel Vitorino Pereira, utilizando blocos intertravados de concreto em quase 1 mil m² de via. “Este projeto conta com o apoio dos protagonistas do bairro, os moradores. Nós somos transparentes e estamos cada vez mais trabalhando com projetos que aproximem a população”, disse o prefeito.

Treinamento

Antes da execução do pavimento, os moradores passaram por um treinamento ministrado gratuitamente pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), com apoio da BlocoBrasil (representante dos fabricantes de blocos), para cerca de 30 pessoas, sendo 20 moradores e dez servidores da prefeitura de Sorocaba. “O projeto criado pela prefeitura de Sorocaba tem o espírito de, em conjunto com a população, executar a pavimentação. Para nós, da ABCP, o maior desafio era preparar pessoas que nunca tiveram acesso ao sistema construtivo para que executassem as obras de pavimento intertravado. E nós conseguimos transformar essas pessoas em ótimos executores e também realizar obras de muita qualidade”, avalia Ricardo Moschetti, gerente da regional São Paulo da ABCP. “É muito fácil, qualquer um pode fazer, eu adorei aprender e poder participar deste momento tão importante na minha rua”, disse o morador Amauri da Costa Bueno, em reportagem no site da Prefeitura de Sorocaba.

A Prefeitura de Sorocaba já definiu outra via a receber o benefício e os moradores também serão capacitados para executar o trabalho, realizado aos fins de semana e feriados. Moschetti lembra que a iniciativa de Sorocaba já inspira outros municípios paulistas. “Outras cidades têm procurado soluções de baixo custo e isso é possível utilizando sistemas construtivos à base de cimento”.

Fotos: Fernando Abreu / Agência Sorocaba de Notícias

Leia matéria completa no site da Agência Sorocaba de Notícias

  • Visita do prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, e seus secretários à Vila Eros
  • Visita do prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, e seus secretários à Vila Eros
  • Visita do prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, e seus secretários à Vila Eros
  • Visita do prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, e seus secretários à Vila Eros