ABCP, Abesc e IBTS lançam Ativos em Paredes de Concreto

08/02/2010
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Publicação traz informações sobre projeto, execução, normas, materiais e serviços essenciais para a boa prática de paredes de concreto

Vá à seção Download e copie o arquivo da Coletânea de Ativos em PDF gratuitamente (19Mb)

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem (Abesc) e o Instituto Brasileiro de Telas Soldadas (IBTS) lançaram a primeira coletânea brasileira de Ativos em Paredes de Concreto durante o 80º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), evento realizado entre 22 a 24 de outubro de 2008, em São Luís, no Maranhão.

O trabalho traz informações sobre projeto, execução, normas, materiais e serviços essenciais para a boa prática do sistema construtivo que emprega o sistema de paredes de concreto, muito utilizado em países como Chile, Colômbia e México e que começa a ser amplamente adotado no Brasil, por apresentar vantagens em termos de prazos, custos e qualidade. A coletânea é fruto de mais de um ano de atividades e reuniões do Grupo Paredes de Concreto. O Grupo de Parede de Concreto é formado por 14 construtoras brasileiras e é liderado pela ABCP, Abesc e IBTS.

Sobre o sistema
Parede de concreto é um sistema de edificação que, em função da velocidade de execução e otimização de mão-de-obra, tem sido a primeira escolha das empresas que ingressaram no mercado econômico de habitação. Nesse sistema, as paredes são moldadas in loco com o uso de fôrmas moduladas.

Vantagens das paredes de concreto

  • Rapidez de execução
  • Utiliza pouca mão-de-obra
  • Custos globais mais baixos
  • Ótimo desempenho
  • Não gera entulho
  • Sistema industrializado
  • Produção em escala