A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) da construção em destaque no Deconcic

10/09/2015
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Mario William Esper, diretor de Relações Institucionais da ABCP

 

Com foco no aumento de competitividade do setor da construção por meio de avaliação do ciclo de vida de produtos e sistemas construtivos, o Departamento da Indústria da Construção da Fiesp (Deconcic) promoveu nesta quinta-feira (10/09/2015), na sede da Federação, o Workshop Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) – Ampliação da Análise Ambiental de Matérias e Componentes da Construção.

As palestras apresentadas trouxeram, além de cases, novas tendências para a redução dos impactos ambientais do setor, inclusive mudanças climáticas. Entre as apresentações feitas no evento, merecem atenção especial, principalmente da cadeia produtiva do concreto e de artefatos de cimento, as do Inmetro, da Associação Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida, do Centro de Tecnologia em Edificações (CTE) e a do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), palestra ministrada pelo professor Vanderley M. John, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

 

Setor de Blocos de Concreto é pioneiro na ACV Modular

O professor Vanderley John falou sobre o projeto de Avaliação de Ciclo de Vida Modular, cujo piloto foi desenvolvido a partir do segmento de blocos de concreto com a parceria da ABCP e da Fiesp.

O desenvolvimento da metodologia de análise levou em conta quatro vertentes (CO2, energia, água e matérias-primas) e envolveu 34 fabricantes de blocos de concreto. Agora, a metodologia servirá de base e será usada para análise de outros setores produtivos.

No setor de blocos, a ACV será implementada em pequenas e médias empresas, que, com o processo em mãos, poderão publicar os dados devidamente auditados e, sobretudo, melhorar o seu próprio desempenho.

O workshop contou ainda com a presença do diretor de Relações Institucionais da ABCP, Mario William Esper. Representando o Deconcic, ele fez a abertura do evento, que reuniu cerca de 120 pessoas.