3° Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável

27/07/2016
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Arquitetos e engenheiros da Região Sul terão excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre pavimento permeável com o “3º Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável”, que acontecerá em 31 de agosto, no Teatro Sinduscon-RS, em Porto Alegre. A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), por meio do diretor da Regional Sul da entidade, Luiz Antonio Povoas, com apoio do Sinduscon-RS e da ABCP, por meio do representante da Regional Rio Grande do Sul, engenheiro Fernando Druck.

“A BlocoBrasil e as entidades parceiras visam com esse seminário fornecer aos profissionais da arquitetura e da engenharia informações técnicas rigorosas e confiáveis sobre as características dos diversos tipos de pavimentos permeáveis, as exigências para um bom projeto e execução de obras com esse tipo de pavimento e as prescrições constantes da norma ABNT 16.416/2015, que regulamentou os requisitos e procedimentos para pavimentos permeáveis de concreto”, diz Ramon Barral, presidente da BlocoBrasil.

Palestras
O seminário foi estruturado em três palestras: a primeira delas, intitulada “Normatização dos pavimentos permeáveis”, será ministrada pelo engenheiro Cláudio Oliveira Silva, gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, e abordará os principais itens da norma 16.416. “A norma estabelece as diretrizes para a correta utilização do pavimento permeável, permitindo até o reaproveitamento das águas pluviais, algo fundamental nesses tempos de crise hídrica”, afirma Oliveira.  Na segunda palestra, a engenheira e professora-doutora Liliane L. C. Alves Pinto detalhará as questões de hidrologia, permeabilidade dos solos e reuso das águas pluviais em projeto de pavimento permeável na palestra “Pavimento permeável: uma estrutura sustentável”. Na terceira e última palestra, a engenheira Lucy Marta Schellin, da Prefeitura Municipal de Curitiba, abordará o “Pavimento permeável como elemento de drenagem urbana”. A engenheira Lucy é graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, com diversas especializações em gestão, gerenciamento e educação e meio ambiente. Os participantes receberão coletânea com as normas de pavimentos pré-fabricados de concreto.

Seminário de capacitação: pavimento permeável

Local: Teatro Sinduscon-RS, Av. Augusto Meyer, 146, Porto Alegre

Inscrições gratuitas aqui.

Informações: fernando.druck@abcp.org.br

Data: 31/08/2016

Horário: 14h às 17h

Informações para a imprensa:

Mandarim Comunicação

Tel. (11) 2690-4500, (11) 99131-0186, silverio@mandarim.com.br