Sustentabilidade do concreto « - Portal ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Tamanho do texto ou
01/02/2010

Sustentabilidade do concreto

Nos últimos anos, a consciência da sociedade sobre o meio ambiente tem atribuído importância cada vez maior aos materiais de construção e seu impacto no meio. Decisões em favor de produtos e de sistemas construtivos são influenciadas por aspectos técnicos, econômicos e também ecológicos.

O concreto vem demonstrando excelente adequação para atingir esse compromisso de equilíbrio por meio de suas matérias-primas, processos de produção e impactos na infraestrutura e ambiente construído, porém poucas pessoas estão atentas à dimensão de sua contribuição e tampouco ao seu papel de material ambientalmente amigável. Efetivamente, o concreto não gera emissões, não requer conservantes tóxicos e apresenta uma inerente resistência ao fogo, consumindo menos energia na sua produção em comparação com a maioria dos demais insumos de construção.

Material indispensável à sociedade, o concreto teve um consumo mundial, em 2006, entre 21 e 31 bilhões de toneladas (fonte: WBCSD), números que o colocam como segundo material mais consumido no mundo. No Brasil, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC), foram consumidos cerca de 30 milhões de metros cúbicos de concreto, somente no segmento de concreto dosado em central.

Embora a situação do concreto seja vantajosa em relação a outros materiais, os grandes volumes de produção geram impactos ambientais, que são combatidos por ações e inovações tecnológicas, cuja divulgação é promovida pela ABCP. Em 2009, dois eventos tiveram a participação decisiva da ABCP nesse tema:

Concrete Congress do Concrete Show – No evento realizado em agosto, quatro especialistas de renome compartilharam sua experiência durante o Seminário Construção Sustentável com Concreto, que teve os temas:

  • Tendência da sustentabilidade na construção civil
  • Sustentabilidade das estruturas de concreto
  • Sustentabilidade dos sistemas construtivos à base de cimento
  • Sustentabilidade do cimento

A mensagem principal mostrou que o conflito entre desenvolvimento e preservação ambiental tem solução e passa pela inovação tecnológica,
mudanças nos hábitos de consumo e visão holística do tema.

51º Congresso Brasileiro do Concreto – O evento promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) em outubro/09, na cidade de Curitiba/PR, teve como tema principal “Concretos para Infraestrutura Sustentável”. A participação da ABCP foi efetiva, ao inserir aspectos como durabilidade das estruturas de concreto e reciclagem do concreto no tema sustentabilidade. Foram apresentadas as seguintes palestras:

  • Aumento da vida útil das estruturas de concreto – Comparação entre técnicas de ensaios de longa duração e expedito para Reação Álcali-Carbonato com a mineralogia das rochas carbonáticas.
  • Tendências da normalização da água de amassamento do concreto – Uma contribuição para a sustentabilidade.
  • Visão da Sustentabilidade da Indústria de Cimento.
  • A normalização e a sustentabilidade.

Enviar para um amigo Imprimir
Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Cimento Portland © 2009
SAC - LIGUE GRÁTIS 0800-0555776