Meio ambiente « - Portal ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Tamanho do texto ou
11/12/2009

Meio ambiente

basico-03Na condição de braço técnico da indústria do cimento, a ABCP pesquisa soluções inovadoras que permitam melhorar e proteger o meio ambiente em todos os níveis operacionais das fábricas.

O papel da indústria do cimento como grande alternativa ambiental para a disposição de resíduos tem sido progressivamente reconhecido. A ABCP tem tipo participação atuante em grupos de trabalho com agências ambientais, em nível federal e estadual, no processo de normalização do uso de resíduos industriais pela indústria do cimento.

A responsabilidade ambiental e social reconhecida levou a Associação a ser convidada a integrar, como membro-colaborador, o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), entidade formada por mais de 170 companhias internacionais, entre elas 10 dos maiores grupos de cimento mundiais. Esse grupo, cuja missão foi definir ferramentas para o desenvolvimento sustentável do setor para os próximos 20 anos, lançou em 1999, no âmbito do WBCSD, a Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento (CSI), um plano de ação para:

• Avaliar o que o desenvolvimento sustentável significa para estas dez empresas e para a indústria cimenteira

• Identificar e promover ações que possam ser tomadas pelas empresas, individualmente ou em grupo, e que acelerem o processo de desenvolvimento sustentável

• Criar uma estrutura operacional que permita capacitar outras empresas do setor

• Criar uma estrutura operacional que estimule o envolvimento de stakeholders

Para mais informações sobre a Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento (CSI), acesse o site http://www.wbcsd.org

Veja a íntegra da Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento (CSI) – Julho de 2002 (PDF, 706 kb)


Enviar para um amigo Imprimir
Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Cimento Portland © 2009
SAC - LIGUE GRÁTIS 0800-0555776