Pavimento Intertravado alia durabilidade e estética « - Portal ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Tamanho do texto ou
31/10/2012

Pavimento Intertravado alia durabilidade e estética

 

Utilizado principalmente em calçadas, estacionamentos e áreas de lazer, o sistema também facilita obras de infraestrutura 

O uso do pavimento intertravado – uma prática comum em grandes centros – chega às cidades de pequeno e médio porte como uma solução viável de pavimentação de ruas e calçadas. E esta mudança está relacionada com a procura custo x beneficio. Uma das características do sistema, por exemplo, sua aplicação pode ser dividida em trechos, garantindo a execução por etapas, e por isso, parcelando também o seu custo e facilitando a viabilidade da obra.

Em países europeus seu uso é predominante e pode ser conferido principalmente na Alemanha, onde são aplicados anualmente cerca de 80 milhões de metros quadrados de pavers em diversas áreas.  No Brasil, seja pela beleza estética, pela durabilidade ou pela pouca necessidade de manutenção, nos últimos anos houve um significativo aumento na aplicação da técnica na região Sul, segundo dados da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), entidade difusora de tecnologias à base de cimento. “Esse resultado registra uma tendência natural do desenvolvimento dos centros urbanos que buscam alternativas duráveis”, explica o gerente regional da ABCP Sul, Alex Maschio.

No Brasil, a utilização de pavers para pavimentação começou na década de 70, com fabricação artesanal. Posteriormente, foram introduzidas máquinas de produção automatizada. Hoje, equipamentos sofisticados e de alta tecnologia permitem produzir peças de excelente qualidade, com formas e cores diversas e, consequentemente, esteticamente mais atrativas.

Na cidade de Blumenau, Santa Catarina, há um exemplo claro em algumas obras realizadas na cidade, como é o caso da rua 15 de novembro, a qual foi totalmente revitalizada com a solução. Neste endereço, além do principal centro comercial da cidade, encontram-se diversas edificações históricas, e por isso, a obra tinha que sanar duas funções importantes: melhorar o movimento comercial e preservar o patrimônio histórico. O layout do piso, totalmente original, foi inspirado nas fachadas dos edifícios, as quais foram reproduzidas com diferentes blocos de concreto coloridos “eternizando” a identidade arquitetônica da cidade.

Entre as vantagens oferecidas estão a resistência, a facilidade de manutenção e a aplicação com a utilização de mão-de-obra não especializada e local. Sua crescente utilização é explicada pelo custo reduzido de manutenção do concreto, considerado o mais indicado para calçamentos e pavimentação de vias urbanas e rodovias em função da segurança e da durabilidade proporcionadas. A

Além destes benefícios econômicos também é possível ressaltar a menor absorção de calor e a melhor segurança dos usuários, este graças ao conceito de Traffic Calming, amplamente utilizado na Europa. Ele determina o desenvolvimento de ações físicas para o controle de velocidade, os quais induzem o motorista a dirigir de maneira mais apropriada à segurança. Com a utilização do paver este recurso é aplicado, pois os veículos acabam não rodando rápido em função do barulho proporcionado, e com isso, o próprio pavimento funciona como redutor de velocidade.

 

Intertravado permeável: para reduzir enchentes

Os pavimentos intertravados de concreto também podem ser projetados para serem permeáveis. Desta forma, mesmo com a urbanização, é possível reduzir os impactos naturais resultantes de mudanças climáticas e do crescimento não planejado do ambiente urbano. Por sua capacidade de drenagem, o sistema permite a infiltração da água, colaborando com a diminuição das superfícies impermeabilizadas nas cidades e reduzindo o escoamento superficial. O sistema propicia uma desaceleração da chegada da água do terreno ao sistema de drenagem urbano, fator que já é levado em conta em projetos de grande porte, como indústrias, shopping centers e supermercados.


VEJA TAMBÉM:
• Pavimento Intertravado alia durabilidade e estética        
• Pavers na UFRGS        
• Maceió recebe seminário que apresenta novas soluções para construção civil        
• Fabricantes de blocos de concreto de Santa Catarina conquistam selo de qualidade        
• Experiência norte-americana e brasileira com alvenaria estrutural é tema de curso em Recife        
• Cursos ensinam a produzir blocos de concreto com qualidade        
• Brasil é referência mundial em alvenaria estrutural        
• Blumenau faz seminário de alvenaria com blocos de concreto        
• Alvenaria Estrutural – Curso vai além do bloco sobre bloco        
• ABCP ministra curso para fabricantes de artefatos        
• Pavimento Intertravado – Execução peça a peça        
• Empresa de Sorocaba (SP) lança piso intertravado sem chanfros para passeios públicos        
• Cara nova no centro histórico de Cuiabá        
• AMFRI promove capacitação sobre pavimento intertravado        
• UTFPR discute pavimento intertravado e alvenaria estrutural        
• Sem solavancos        
• Pavimento intertravado em áreas de piscinas        
• Pavimento Intertravado é alternativa sustentável para economia de recursos        
• Passeio público – Falta de padronização das calçadas ainda compromete direito de ir e vir do pedestre        
• Inovações para os espaços urbanos        
Enviar para um amigo Imprimir
Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Cimento Portland © 2009
SAC - LIGUE GRÁTIS 0800-0555776