Paredes de concreto: construtoras adotam tecnologia para executar moradias populares em curto prazo « - Portal ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Tamanho do texto ou
31/10/2012

Paredes de concreto: construtoras adotam tecnologia para executar moradias populares em curto prazo

O sistema construtivo de paredes de concreto moldadas in loco é uma eficiente alternativa para a execução de unidades habitacionais, pois se trata de um processo rápido para construções em larga escala e que necessitam de prazos curtos.

“O sistema de paredes de concreto é industrial e racional. Dentre as vantagens, estão a redução do custo final e do prazo de conclusão. Há também uma diminuição de 70% na utilização de mão de obra”, afirma o gerente regional da ABCP Norte Nordeste, Eduardo Moraes. Segundo o engenheiro, em apenas um dia pode ser feita a concretagem de até duas unidades habitacionais.

Outro benefício é que, no processo de concretagem das paredes já estão incluídos os espaços para janelas, portas, instalações hidráulicas e elétricas. “Isso reduz não só o tempo de execução da obra, mas também o seu custo. Outras vantagens são a eliminação de entulhos e a redução de desperdícios”, explica Eduardo.

Em Alagoas, essa tecnologia foi utilizada na construção do Residencial Pedro Tenório Raposo, na cidade de Murici, cujas casas foram entregues aos desabrigados das enchentes de 2010. A Construtora Telesil, responsável pela obra, fez do canteiro um laboratório para constatar, na prática, os benefícios do sistema de paredes de concreto celular.

Das 2.328 residências do condomínio, 554 foram construídas em paredes de concreto celular, e o restante com o tradicional tijolo cerâmico. Osman Ramires, sócio da Telesil, falou sobre a experiência: “ficaram evidentes as vantagens de se utilizar paredes de concreto celular, visto que conseguimos segurança estrutural, resistência, conforto térmico para as casas e um custo bastante satisfatório”. E prevê: “Entendemos que essa será a realidade técnica do mercado imobiliário em Alagoas para este padrão de construção”.


Enviar para um amigo Imprimir
Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Cimento Portland © 2009
SAC - LIGUE GRÁTIS 0800-0555776