Mudanças climáticas « - Portal ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Tamanho do texto ou
01/02/2010

Mudanças climáticas

Há um consenso entre diversos setores da sociedade de que as mudanças climáticas afetarão a vida do homem e suas atividades, assim como é exíguo o prazo para reverter essa tendência. Por isso, nas reuniões internacionais, como a Conferência das Partes – COP-15 (Copenhagen, 2009), discute-se se países em desenvolvimento como o Brasil devem ou não adotar metas para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. A redução desses gases em um processo produtivo pode impactar de forma negativa a competitividade industrial e, portanto, o desenvolvimento do país.

No Brasil, vários setores vêm acompanhando com grande interesse a evolução das negociações relacionadas com a mudança do clima, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e de possíveis reflexos em seus negócios. Neste aspecto, a indústria cimenteira já adota voluntariamente medidas para melhorar o desempenho de seus processos produtivos quanto à emissão de gases de efeito estufa, incluindo o monitoramento e inventário de emissões, o desenvolvimento de programas de eficiência energética, o uso de adições ao cimento e o uso de combustíveis alternativos. Ao mesmo tempo, a indústria participa ativamente de fóruns nacionais e internacionais, onde essas questões são debatidas.

Grande parte do setor produtivo de cimento brasileiro integra o fórum internacional do Cement Sustainability Initiative (CSI), do WBCSD. Atenta a isso, a ABCP e o SNIC criaram neste ano o Comitê de Mudanças Climáticas com a participação ativa da indústria, a fim de liderar e focar as ações do setor para o tema.

Exemplos de algumas ações:

Resolução Conama sobre fontes fixas existentes – O Grupo de Trabalho Técnico de Meio Ambiente, coordenado pela ABCP com
a participação de suas Associadas, concluiu a proposta sobre limites de emissão de poluentes atmosféricos por fontes fixas. Ela será discutida com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ) e posteriormente apresentada à Câmara Técnica de Qualidade Ambiental do Conama.

Comitê de Mudanças Climáticas – A ABCP, juntamente com o SNIC, participou do evento internacional The 7th Cement Task Force Meeting, realizado em Seul, Coreia do Sul, representando o Brasil nas discussões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhagen. A ABCP mostrou o alinhamento do setor brasileiro de cimento com as práticas industriais do exterior voltadas à melhoria da eficiência energética e a redução das emissões dos gases do efeito estufa. ABCP e SNIC também participaram da elaboração do Inventário Nacional de Gases do Efeito Estufa, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

Fóruns de Meio Ambiente – A área de Tecnologia da ABCP atuou ativamente ao longo de 2009 em diversos fóruns relativos ao meio ambiente. Sua presença teve o objetivo de acompanhar a criação, desenvolvimento e revisão de resoluções e regulamentos pertinentes ao tema, bem como iniciativas governamentais e privadas relacionadas com o cimento ou com o coprocessamento. Entre os principais fóruns destacam-se:

  • Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DMA / Fiesp)
  • Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin / Fiesp)
  • CNI – Confederação Nacional das Indústrias
  • Ibram – Instituto Brasileiro de Mineração

Enviar para um amigo Imprimir
Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Cimento Portland © 2009
SAC - LIGUE GRÁTIS 0800-0555776