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26/02/2016

Empresa de Sorocaba (SP) lança piso intertravado sem chanfros para passeios públicos

Solução está sendo estudada para ciclovias e promete facilitar o rolamento de carrinhos de supermercado e de bebês

Pavimento intertravado de concreto sem chanfros nas extremidades – esta é a novidade da empresa Dibloco, solução já implantada em vias públicas do município de Sorocaba, em São Paulo. Agora, a prefeitura local e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) estudam a possibilidade de uso do sistema em ciclovias.

O material não é, no entanto, uma inovação brasileira. Não trepidante, já é utilizado em estacionamentos de hipermercados em outros lugares do mundo para facilitar a circulação de carrinhos de compra e promete eficiência no cuidado especial com cadeirantes e outros portadores de deficiências, visuais, por exemplo, idosos com bengalas e carrinhos de bebês. Henrique Segamarchi, engenheiro da fabricante, afirma que a vantagem é o maior conforto no rolamento. “A diferença na produção dos blocos sem chanfros está na desforma –  o material não pode aderir à fôrma”, explica.

Em peças de tamanho 20 cm x 20 cm, o piso não é indicado para o tráfego de automóveis, apenas de pedestres. “Peças de concreto sem chanfros podem ter suas bordas vivas rompidas quando submetidas ao rolamento de veículos pesados, porque o piso perderá sustentação das camadas de base, provocando deslocamentos”, diz. O tráfego de bicicletas, patinetes e skates, no entanto, não gerariam o problema.

De forma geral, o processo de instalação é exatamente o mesmo de qualquer outro piso intertravado, a única ressalva é ter um controle maior, por parte do engenheiro ou construtor, sobre as etapas do processo de execução. Além de ser antitrepidante, a vantagem de ter peças em concreto é que sua fabricação está submetida a controles rigorosos de qualidade quanto à sua dimensão, durabilidade, resistência e segurança.  “As peças também são antiderrapantes, e tanto a execução quanto a manutenção são simples e conhecidas do profissional de obra brasileiro.”

O sistema de piso intertravado sem chanfros foi ensaiado segundo parâmetros da ABNT NBR 9.781 – Peças de Concreto para Pavimentação – Especificação e Métodos de Ensaio, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo a Dibloco, o pavimento atendeu a todos os requisitos.

Fonte: Mapa da Obra

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