Capacitação de mulheres será destaque no Concrete Show « - Portal ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland
Tamanho do texto ou
29/08/2012

Capacitação de mulheres será destaque no Concrete Show

Uma das atrações do Concrete Show South America deste ano é a presença de 16 integrantes do projeto Mulheres que Constroem, que erguerão parte de uma casa popular com blocos de concreto no estande da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). A ação tem o objetivo de chamar a atenção para a crescente participação da mulher na construção civil, setor tradicionalmente dominado por homens. O projeto, que visa capacitar mão de obra feminina para a construção, é desenvolvido pelo Instituto Construa.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que, em 2011, as mulheres somavam mais de 221 mil trabalhadoras com carteira assinada no setor de construção civil. Levantamento do MTE realizado até julho de 2012 aponta que elas já são quase 240 mil, um aumento de mais de 8%. Se a comparação for feita levando em consideração os dois últimos anos, em 2011 o crescimento foi da ordem de 16%. Em um universo de quase três milhões de trabalhadores, a participação feminina pode parecer tímida, mas, hoje, já representa 8% da mão de obra do setor.

Os canteiros de obras têm se tornado a opção para mulheres que buscam uma alternativa para mudar de vida, seja pela necessidade de sustentar a família – cerca de 35% dos lares são chefiados por elas, ou complementar a renda familiar –, seja pela grande oferta de vagas e salários atrativos oferecidos pelo segmento de construção, diante da escassez de mão de obra. “A qualificação é a oportunidade para que haja uma ascensão feminina na construção civil. Nosso objetivo é qualificar essa mão de obra para atender à demanda de vagas com qualidade e comprometimento”, explica Ana Paula Tavares, presidente do Instituto Construa.

Uma das principais características que torna possível o crescimento da presença das mulheres nesse setor é o cuidado na execução das atividades. Na fase do acabamento das edificações, o toque feminino garante um trabalho mais apurado. “As mulheres são cuidadosas e meticulosas. Mesmo com uma participação ainda tímida no setor, as mulheres possuem grande capacidade de refinamento na execução das tarefas, além de concentração e limpeza, atributos que tornam a presença delas cada vez mais efetiva no canteiro de obras”, diz Hugo Rodrigues, gerente de comunicação da ABCP.

A industrialização dos processos construtivos diminuiu a exigência da força física. Um exemplo disso é a utilização da argamassa projetada, que é lançada na superfície que receberá o revestimento, sem depender da energia de lançamento do profissional. “A característica primordial da construção civil, que é a força braçal, perdeu um pouco o espaço e, com isso, facilitou a ascensão da mulher no setor”, complementa Hugo Rodrigues.

O aumento da presença feminina exige mudanças no canteiro de obra. “Os gestores precisam ter em mente que a presença de mulheres em um espaço amplamente dominado por homens requer algumas adequações, como a disposição de vestiários femininos e a criação de uma política de convivência”, diz Ana Paula Tavares. “A presença da mulher muda a cara do canteiro, mas também promove maior integração e humanização do ambiente”.

A ABCP, centro tecnológico que, desde a década de 50, tem como uma de suas missões capacitar profissionais por meio de cursos complementares à formação acadêmica, vê no projeto Mulheres que Constroem uma oportunidade de enfatizar a importância da qualificação da mão de obra de toda a cadeia do setor. “A escassez de profissionais qualificados é um gargalo da construção civil. O trabalho realizado pelo projeto abre novos horizontes para que os agentes da cadeia, homens e mulheres, percebam a importância de reciclar o conhecimento para garantir obras com qualidade para acompanhar o ritmo do crescimento do País”, analisa Hugo Rodrigues.

 

 Serviço

Concrete Show South America 2012

Data: de 29 a 31 de agosto

Horários: Dia 29, das 13 às 20h; Dias 30 e 31, das 10 às 20 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo / SP

Informações: www.concreteshow.com.br

 

Informações para a imprensa

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br

www.presscomunica.com.br


Enviar para um amigo Imprimir
Todos os direitos reservados.
Associação Brasileira de Cimento Portland © 2009
SAC - LIGUE GRÁTIS 0800-0555776