Que outros fatores podem levar à execução de uma estrutura com má qualidade?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Diversos fatores concorrem para que uma estrutura tenha má qualidade e talvez a causa mais freqüente seja a falta de capacitação técnica. Há estudos estatísticos realizados apontando as principais causas de desajustes e as maiores incidências de problemas costumam ocorrer nas etapas de projeto e execução das estruturas, cabendo aos materiais uma menor parcela de erro.

No entanto, o uso do concreto como material estrutural no Brasil é consagrado pela quantidade de obras já realizadas e a pouquíssima ocorrência de problemas de grande proporção. O País é conhecido internacionalmente pela excelência das obras executadas em concreto, pela audácia de nossos projetistas estruturais, pelo reconhecimento de nossos arquitetos e pelas inúmeras possibilidades nesse campo de atuação.

Passamos por um período de estagnação econômica que inviabilizou obras de infra-estrutura e encolheu empresas e escritórios de engenharia, que tentam agora se ajustar para atender à demanda reprimida com naturais dificuldades, em especial para a contratação de mão de obra capacitada e seu treinamento. Com o fôlego renovado em vista dos investimentos governamentais em obras e os incentivos para empresas de construção civil, os setores envolvidos devem passar ainda por um período de ajuste, acompanhado de crescimento, que sem dúvida trará ao País e à engenharia nacional a merecida posição de destaque.