O que é uma Norma Técnica Brasileira?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

A definição internacional de norma diz que é um “documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.”

A esta definição podemos acrescentar a recomendação de que “convém que as normas sejam baseadas em resultados consolidados da ciência, tecnologia e da experiência acumulada, visando à otimização de benefícios para a comunidade.” Ou seja, as normas técnicas fazem as coisas funcionarem. Elas fornecem especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas. Garantem a qualidade, a segurança e a eficiência.

Os caminhos traçados pela normalização no Brasil podem seguir em diferentes direções, e com resultados diversos, mas uma coisa é comum a todas estas: a forma pela qual as normas são feitas. É neste momento que podemos falar um pouco sobre os Comitês Técnicos, afinal são eles que coordenam, planejam e executam as atividades de normalização técnica relacionadas com o seu âmbito de atuação. (Ricardo Fragoso, diretor geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT)