O cimento pode causar algum mal à saúde?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

As pessoas que trabalham com o cimento e com materiais de construção de modo geral devem estar esclarecidas a respeito da natureza dos materiais e os possíveis riscos que possam oferecer. Procurando analisar com visão global o problema da proteção do trabalhador, é importante observar:

a) Cada produto empregado na construção tem comportamento próprio, que deve ser conhecido para que se evite o seu mau uso ou manuseio incorreto, que poderá resultar em dano à saúde. O cimento, por exemplo, quando reage com a água, libera o hidróxido de cálcio que confere à mistura alcalinidade elevada. A alcalinidade é a propriedade das substâncias alcalinas ou básicas que misturadas com água  apresentam solução com pH superior a 7. Para se ter uma idéia de concentração e da força da alcalinidade do cimento, pode-se dizer que é equivalente a uma solução de 5 g de soda caustica em um litro de água. A medida de alcalinidade está compreendida entre valores acima de 7 até 14, e no cimento portland, os valores oscilam entre 12 e 12,5. Em virtude deste comportamento alcalino do cimento, quando misturado com água, é necessário tomar precauções em ser manuseio.
Se a pele for exposta a esta forte alcalinidade, associado ao poder abrasivo do cimento e de outros materiais, ocorrerão lesões que podem ser chamadas de “queimaduras do cimento”. A alcalinidade retira a camada de gordura protetora da pele e daí para frente fica exposta a outros tipos de infecções.

b) Em geral, os materiais com que se trabalha na construção são abrasivos e/ou cortantes, incluindo-se tijolos, telhas, blocos de concreto, ferragens, madeira, vidros, areia, pedra, concreto, cal, cimento etc. Devido ao manuseio, sem a devida proteção, estes materiais agridem constantemente a pele, causando microtraumatismos, o que facilita ainda mais a ação alcalina dos cimentos.

c) As máquinas que operam no canteiro de obra podem representar um constante perigo se não forem observadas as regras de segurança.

d) A desatenção ao trabalho e condições inseguras podem causar sérios acidentes, como, por exemplo, queda de materiais de grande altura.