Laboratórios com equipamentos calibrados e pessoal capacitado são fundamentais para o controle da qualidade do concreto. Que critérios devem ser levados em conta para escolher os laboratórios? Eles devem ser acreditados pelo Inmetro?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Seria muito bom se fosse possível ter, em todo o território nacional, laboratórios acreditados pelo INMETRO, porém infelizmente ainda não estamos em condições de fazer exigências como essa.

Caso o laboratório seja acreditado no INMETRO nos ensaios previstos para serem realizados, é ainda muito importante verificar se dispõe de técnicos qualificados por organismo de certificação credenciado (OCC) atestando sua capacitação para o controle tecnológico do concreto conforme a ABNT NBR 15146.

Caso não se disponha de laboratório com esse nível de certificação ou se deseje contratar um laboratório, independentemente de ser ou não certificado, é importante verificar se o mesmo está apto a desenvolver os ensaios e procedimentos necessários à comprovação da qualidade do concreto, tendo como instrumento de referência o que estabelecem as normas técnicas mencionadas anteriormente, bem como as referências normativas que as complementam.