Como evitar que o concreto chegue à obra com resistência abaixo do especificado? Há uma norma técnica para regular esse tema?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Como já mencionado anteriormente, as Normas Brasileiras que orientam a atividade profissional contemplam todas as exigências para que seja fornecido um material que corresponda aos anseios dos envolvidos com a construção.

Em especial a ABNT NBR 7212 estabelece como deve ser pedido o concreto, quando se contrata uma empresa para sua dosagem e entrega na obra, e estabelece requisitos a serem obedecidos por essa empresa, como: o conhecimento dos materiais que entram na composição do concreto, as referências a serem adotadas durante a dosagem e a definição do traço, os ajustes do traço na obra e inclusive a quantidade máxima de água permitida a ser adicionada para ajuste de abatimento (medida da consistência conforme a ABNT NBR NM 67) no momento da descarga.

Ainda nesse sentido, a ABNT NBR 12655 prevê uma série de medidas para garantir a qualidade do concreto preparado em obra ou em central dosadora que devem ser também atendidas.