Engenheiro Rubens Curti em palestra sobre o cimento

FAU-Mackenzie: cursos de extensão têm semana do concreto

15/09/2016
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

A ABCP encerrou nesta quinta-feira (15/09) o terceiro módulo do curso de extensão dos alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o curso “Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações. Introdução aos Sistemas Construtivos”. O curso é uma iniciativa da universidade em conjunto com diversas entidades do setor da construção. E a ABCP é a responsável pela abordagem de temas ligados ao cimento e sistemas construtivos à base de cimento, que foram tratados ao longo da semana.

O módulo de cimento começou com apresentações sobre a ABCP, o cimento e o concreto. Na terça-feira (13/09), foi a vez do sistema construtivo de paredes de concreto, com aulas ministradas pela ABCP em parceria com a Abesc (entidade do concreto) e IBTS (tela soldada).

A associação de construção industrializada (ABCIC) fez uma apresentação sobre os pré-fabricados de concreto na quarta-feira (14/09). No mesmo dia, os futuros arquitetos conheceram mais sobre pavimentos intertravados e permeáveis à base de concreto. Argamassa e alvenaria estrutural com blocos de concreto são os temas que fecharam a semana.

Extensão
O curso é formado por temas ligados a cinco materiais básicos da construção, cada um deles sob a responsabilidade da entidade que os representa. O curso teve inicio em 22 de agosto e os dois primeiros módulos abordaram temas ligados à construção com aço e PVC. Após a semana do cimento, faltam ainda as apresentações das associações do alumínio e do vidro.

fau-mack2-i

Engenheiro Hugo Rodrigues apresenta a ABCP aos alunos