livro1-i

ABCP conta 80 anos de história no Concrete Show

28/08/2016
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) lançou no segundo dia da 10ª edição do Concrete Show um livro que conta a história dos 80 anos de atividades da entidade. Apesar de completar oito décadas somente no dia 5 de dezembro deste ano, a ABCP preparou várias atividades para dar início às comemorações, na principal feira do setor.

O lançamento do livro “ABCP 80 anos – A Uma Trajetória de Sucesso”, aconteceu no estande da ABCP e foi marcada pela presença de diversos representantes de entidades parceiras, dos patrocinadores do livro, visitantes da Concrete Show e em especial do arquiteto Ruy Ohtake, que recebeu um dos primeiros exemplares da publicação que mostra a evolução do trabalho e toda a contribuição que a ABCP deu à qualidade do cimento brasileiro, à indústria cimenteira e, sobretudo, ao desenvolvimento da construção civil do Brasil, um país hegemonicamente construído em concreto.

Produzido pela BB Editora, o livro traça paralelos históricos de momentos brasileiros com projetos e ações lideradas pela ABCP para contribuir com o País, como por exemplo a contribuição técnica em diversas obras emblemáticas espalhadas por todo o território brasileiro, a disseminação de pavimentos de concreto pela luta de estradas com qualidade, a criação de protótipos sustentáveis de habitações para ajudar a combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias; a promoção de sistemas construtivos competitivos para as altas e baixas do mercado imobiliário, orientação para pequenos empreendedores interessados em trabalhar no mercado de artefatos de concreto e a constante preocupação da ABCP com capacitação, que está presente em toda história da entidade por meio de publicações, cursos, seminários, consultoria técnica, atendimento à população, entre muitas outras ações.

livro3-i

livro2-i

Mais motivo para comemorar
Para marcar a data, Ruy Ohtake desenvolveu e assina o design de 550 esculturas denominadas “CONCRETO Arte em Movimento”, produzidas em concreto de altíssimo desempenho. As peças foram moldadas por moradores de rua ligados ao “Projeto Crescimento”, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e assinadas uma a uma por Ruy Ohtake. As peças estão em exposição no estande da ABCP e também no espaço Ruy Ohtake no Concrete Show.

Segundo dia de feira
A ABCP por meio da Comunidade da Construção promoveu o Curso de Planejamento de Estruturas de Concreto no segundo dia do Concrete Show. O curso foi ministrado para 20 profissionais pelo consultor da ABCP Roberto Barella Filho.