Fabricantes de blocos de concreto de Santa Catarina conquistam selo de qualidade

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Parceria do SENAI com a ABCP faz empresas produzirem com mais qualidade e adquirirem eficiência na gestão do negócio

 

A fábrica de blocos de concreto Lajbloc e a Indapav – Soluções em Pavimentação conquistaram em 2013 o Selo de Qualidade ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland para blocos de concreto. Neste mês, a Heinig Pré-Moldados em Concreto, Argamassas e Agregados dará início ao processo e poderá ser a terceira fábrica de Santa Catarina a conquistar o selo após auditoria no processo de produção e análise dos produtos. O aumento da qualidade e da produtividade foi alcançado graças à capacitação da mão de obra e à melhoria da gestão a partir da participação no Programa de Desenvolvimento Empresaria (PDE), organizado e promovido pela ABCP.

O programa tem como objetivo orientar os micros, pequenos e médios fabricantes do setor de artefatos de cimento a melhorar a gestão do negócio e a qualidade dos produtos, aumentando a produtividade e a competividade. O PDE nasceu da necessidade de se discutir o mercado de artefatos de concreto. Foram realizadas análises do processo de produção, identificadas deficiências e elaboradas soluções para o desenvolvimento estruturado dessas empresas, de acordo com a região em que estão instaladas e as características do mercado local. “A capacitação profissional passa a ser um diferencial, já que é preciso ter uma boa gestão de custos e garantir a qualidade que o mercado exige”, explica o gerente da Regional Sul da ABCP, Alexsander Maschio.

A necessidade de capacitação aumentou com o crescimento da indústria da construção civil nos últimos anos, quando as pequenas e médias empresas ampliaram suas oportunidades e passaram a atender a uma demanda maior, antes direcionada para os grandes fabricantes. Em seis anos, 150 empresas de todo o Brasil já participaram do programa, capacitando aproximadamente 225 profissionais nos 13 pólos em que a iniciativa está presente. Segundo o responsável pelo escritório regional de Santa Catarina da ABCP, Dejalma Frasson Junior, o PDE existe no estado há dez meses e já capacitou 42 profissionais de vinte e duas indústrias do setor, das quais sete possuem o Selo de Qualidade ABCP.  “Tratamos o selo não como objetivo do PDE e, sim, como consequência”, afirma.

O PDE SC tem uma nova etapa no dia 25 de abril, em Brusque, onde será ministrado pela engenheira da ABCP, Mariana Marchioni, o curso sobre tecnologia de concreto seco para fabricantes de blocos de concreto para alvenaria e pavimentação.

 

Sobre a ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que há mais de 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro tecnológico de referência em pesquisas sobre o cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Para conhecer o portal da ABCP, visite www.abcp.org.br.

 

Informações para a imprensa

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br

Paula Boracini – Tel.: (11) 3120.9983 – paula@presscomunica.com.br

www.presscomunica.com.br