Experiência norte-americana e brasileira com alvenaria estrutural é tema de curso em Recife

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Estados Unidos e Brasil são os países mais desenvolvidos na aplicação do sistema construtivo; curso apresenta perspectivas para o País

 

A alvenaria estrutural com blocos de concreto é um dos sistemas construtivos mais utilizados no Brasil, que proporciona mais flexibilidade, economia e rapidez no canteiro de obras. O País é um dos grandes utilizadores e desenvolvedores da tecnologia, ao lado dos Estados Unidos. Experiências, tendências e perspectivas da aplicação da alvenaria estrutural são temas de curso internacional que será ministrado na regional da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em Recife, entre os dias 2 e 4 de maio.

Com o objetivo de discutir o desenvolvimento do sistema construtivo e explorar o potencial de mercado existente no Brasil, o curso é destinado aos profissionais que trabalham na construção civil, de estudantes a engenheiros, arquitetos e tecnólogos. As aulas serão ministradas por Ahmad A. Hamid, professor da Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, e da Universidade de Ain Shams, no Egito. “A expertise de um profissional internacional renomado aliada à vocação da ABCP em transferir conhecimento e tecnologia sobre os sistemas construtivos à base de cimento compõem a fórmula desse curso, que visa abrir horizontes para os profissionais da construção civil”, explica Eduardo de Moraes, gerente da regional nordeste da ABCP.

Todo o material didático é fornecido pela ABCP e, ao final das aulas, os participantes recebem certificados de conclusão. Vale lembrar que estudantes e profissionais que fizerem inscrições antecipadas ganham desconto. As inscrições são feitas na área de cursos.

 


A alvenaria estrutural com blocos de concreto

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. Os blocos de concreto são responsáveis pela estrutura da edificação. Esta solução permite construir de simples muros, residências e edifícios de diversas alturas a escolas, universidades, hospitais, hipermercados e indústrias.

Foi na década de 1970 que o sistema construtivo ganhou destaque no Brasil, quando foram construídos os primeiros prédios com essa tecnologia. Por conta do seu grande potencial de redução de custos e das vantagens econômicas em relação aos sistemas convencionais, as construtoras e produtoras de blocos passaram a investir nesse sistema de forma mais ativa. Os avanços tecnológicos e o custo competitivo têm possibilitado o uso deste sistema em larga escala no Brasil. Por isso, o País tornou-se uma referência mundial neste método.

 

Alvenaria Estrutural – A Experiência Americana e Perspectivas para o Brasil

Datas: De 2 a 4 de maio

Horários:

  • Dia 2 de maio – das 17h às 21 h
  • Dia 3 de maio – das 14h às 18 h
  • Dia 4 de maio – das 8h às 12 h

Local: Sede da ABCP NNE – Rua da Aurora, 2000, Santo Amaro – Recife/PE

Informações: (11) 3760-5433 / (81) 3092-7070 / cursos@abcp.org.br

 

 

Informações para a imprensa

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br

Paula Boracini – Tel.: (11) 3120-9983 – paula@presscomunica.com.br