ABCP discute soluções para cidades no 57º Congresso Estadual de Municípios

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Alternativas para a habitação de interesse social, saneamento básico e mobilidade urbana são alguns dos temas que serão debatidos no evento

Projetos que contemplam alternativas para a habitação de interesse social, infraestrutura, saneamento básico e mobilidade urbana serão apresentados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) durante o 57º Congresso Estadual de Municípios, que ocorre de 2 a 6 de abril, em Santos. O evento é direcionado a prefeitos e gestores dos municípios paulistas.

Segundo o engenheiro Ricardo Moschetti, gerente regional da ABCP, as lideranças municipais que visitarem o estande da associação terão a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos em parceria com as cidades do estado, como o Calçada Segura, de São José dos Campos, e o Soluções para Cidades, que engloba projetos nas mais diversas áreas de interesse social. “Mostraremos a viabilidade de aplicação das tecnologias à base de cimento que podem trazer mais bem-estar à população e eficiência às obras das cidades paulistas”, afirma Moschetti.

Desenvolvimento urbano sustentável

No evento, a ABCP mostrará os resultados das parcerias com municípios no Soluções para Cidades. Na área habitacional, as soluções à base de cimento – com uso da alvenaria estrutural com blocos de concreto, pré-fabricados e paredes de concreto – garantem retorno mais rápido ao investimento e favorecem um canteiro de obras enxuto, sem desperdício de materiais. Exemplo dessa atuação é o convênio firmado entre as instâncias do governo e a iniciativa privada para a construção de mil unidades na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, que será apresentado durante o evento. A atuação da ABCP na difusão dos sistemas construtivos racionalizados permitiu que as unidades habitacionais que estão em construção possam congregar famílias com renda mais baixa, com aporte do programa Minha Casa Minha Vida.

Para melhorar o produto final, a ABCP dissemina conhecimentos para construtoras, fabricantes de blocos e profissionais do setor, além de realizar cursos de capacitação sobre sistemas construtivos à base de cimento para engenheiros, arquitetos e executores de obras.

Na área de infraestrutura, a associação firma parcerias para a transferência de conhecimento técnico e orientação de gestores e profissionais envolvidos em projetos urbanos, como construção de corredores e terminais urbanos, BRTs, rodovias e estradas vicinais com uso de pavimento rígido de concreto e passarelas, entre outros.

Para universalização dos serviços de água e esgoto dos municípios, os projetos e a orientação técnica por parte dos profissionais da ABCP relacionam-se à utilização correta de material rígido, como tubos e aduelas de concreto para construção de galerias celulares, de forma a garantir a estabilidade de aterros e proporcionar condições favoráveis para o escoamento das águas pluviais.

Calçada Segura

Os projetos, já implantados em municípios paulistas pela ABCP e que promovem o desenvolvimento urbano com sistemas construtivos à base de cimento, serão repassados a gestores e lideranças municipais que queiram replicá-los.

Um exemplo dessa experiência foi o apoio dado à implantação de programas de mobilidade urbana, como o Programa Calçada Segura, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, que teve participação da ABCP. “O treinamento de engenheiros, arquitetos e executores de obras e a difusão de tecnologia dos sistemas construtivos à base de cimento pela ABCP integraram as ações do projeto e foi fundamental para seu sucesso”, diz Moschetti. A próxima fase consiste em integrar aos projetos os conceitos de sustentabilidade e permeabilidade, essenciais para o planejamento urbano.

Os sistemas construtivos à base de cimento – concreto moldado in loco/estampado, ladrilhos hidráulicos, pavimentos intertravados e placas de concreto – são alternativas para a padronização do passeio público, de forma a garantir acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A padronização torna a calçada mais segura e contribui para melhorar o visual da paisagem urbana.

O Soluções para Cidades

O programa Soluções para Cidades apoia a administração pública na superação dos desafios resultantes do desordenamento urbano. O programa, liderado pela Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP, tem como objetivo desenvolver ações coordenadas nas áreas de habitação de interesse social, saneamento ambiental e mobilidade, com o intuito de mobilizar os gestores públicos para o tema infraestrutura urbana. O Soluções para Cidades atua na capacitação de profissionais e no desenvolvimento de conteúdo informativo e de orientação técnica. Para conhecer a plataforma de soluções oferecidas pelo programa, acesse o portal www.solucoesparacidades.org.br.

Sobre a ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que há mais de 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro tecnológico de referência em pesquisas sobre o cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Para conhecer o portal da ABCP, visite www.abcp.org.br.

Informações para a imprensa

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

Melissa de Castro – Tel.: (11) 3120.9990 – melissa@presscomunica.com.br

Paula Boracini – Tel.: (11) 3120.9983 – paula@presscomunica.com.br

57º Congresso Estadual de Municípios

Data: de 2 a 6 de abril

Horário: das 9 às 18 horas

Local: Mendes Convention Center (Avenida Francisco Glicério, 206,   Campo Grande – Santos/SP)

Informações e inscrições: www.apaulista.org.br